sábado, 24 de outubro de 2009

COMO MANDA A TRADIÇÃO -ÚLTIMA PARTE

Se os pais da noiva ou do noivo são separados, e não conservam boa relação, como eles devem ser dispostos no altar?
Esta é uma situação constrangedora e particular. A dica é tentar buscar um acordo de tolerância entre as partes que são brigadas. A melhor opção é mesmo que os pais relevem toda e qualquer divergência, afinal é o casamento de seu filho ou filha.
Mas se o acordo não for possível, uma solução é não fazer a reorganização dos casais de pais no altar, deixando a mãe da noiva ao lado do pai do noivo e a mãe do noivo ao lado do pai da noiva. Para tanto, será o pai da noiva que passará para o lugar do noivo. Se os casais não aceitarem essa organização, é possível introduzir mais duas pessoas no cortejo para acompanhar os pais que não se falam. Assim, o casal que não é brigado fica junto e a dupla adicional se separa para acompanhar cada um dos pais brigados.

Os pais da noiva ou do noivo são separados e constituíram nova família. O que fazer para incluir os novos membros no cortejo?
Mais uma vez, tudo vai depender de um acordo feito entre as famílias. Se o clima for cordial, é possível organizar a entrada no cortejo de várias maneiras. No caso de os pais da noiva serem separados, o noivo pode entrar com sua mãe, seguidos da mãe da noiva com o atual marido. Depois, entrariam o pai do noivo e a atual esposa do pai da noiva.se os pais do noivo forem separados, a situação se inverte. Há também a opção do noivo entrar sozinho, seguido dos casais atuais, sem trocas. Quando a noiva for entrar, ela caminha um pouco sozinha e seu pai vai ao encontro dela, voltando após a entrega ao noivo, para o lado de sua esposa. Também há a possibilidade de manter a entrada tradicional, introduzindo os atuais esposos dos pais na saída do cortejo.

Como deve ser a saída dos personagens do cortejo?
Os noivos sempre saem à frente do cortejo – ela do lado direito, ele do esquerdo. Qualquer alteração em relação a essa ordem é mera inovação ou modismo. Eles serão seguidos pelas damas, pais da noiva e pais do noivo e padrinhos.

Como os noivos devem agir depois que o ritual religioso termina?
O ideal que os noivos sigam imediatamente para a recepção e aguardem em um local reservado até que todos os convidados cheguem. Depois, devem entrar no salão e dar início à sessão de fotos. Se houver uma sala reservada para fotografias, essa pode ser utilizada durante a chegada dos convidados, para as fotos formais com padrinhos.

Em que situação a fila de cumprimentos é aconselhável?
A fila de cumprimentos deve ocorrer, de preferência, nos casamentos sem recepção.
Senão, os noivos correm o risco de chegar depois de vários convidados na comemoração. A fila se organiza na porta da igreja e é formada pelos noivos e seus pais na seguinte ordem: noiva, noivo, mãe e pai da noiva e mãe e pai do noivo.