domingo, 18 de outubro de 2009

COMO MANDA A TRADIÇÃO

Se por um lado o casamento pode ser descrito como uma emoção particular e incomparável, de outro, é bem verdade que trata-se de um ritual repleto de convenções e costumes. Para que a união dos apaixonados seja um momento perfeito em cada um de seus detalhes, é importante que os noivos conheçam cada pormenor da liturgia. A seguir, um tira-dúvidas a respeito de um dos momentos mais tradicionais do casamento: o cortejo. Como deve ser a entrada da noiva? Qual o número indicado de padrinhos? De que maneira deve ser a disposição das pessoas no altar? Essas e outras 24 perguntas foram respondidas. Confira:

É recomendável que o cortejo seja ensaiado?
Sim, isto é altamente recomendável pra que haja mais segurança dos noivos, pais e damas no dia do evento – além de demonstrar uma maior organização.

O cortejo deve ser anunciado?
Num primeiro momento, o cortejo deve ser anunciado com música para chamar a atenção dos convidados e para que se acomodem no local da cerimônia. Na seqüência, as canções escolhidas para o ritual é que vão marcar cada passo do evento.

Como acomodar da melhor forma os convidados na cerimônia religiosa?
Hoje é comum as pessoas terem liberdade para se sentar onde quiserem. Antes, os convidados eram divididos dependendo de quem os convidada; os convidados do noivo ficavam do lado direito e os convidados da noiva, no esquerdo. O cerimonial deve indicar essa disposição discretamente, apenas se os convidados perguntarem. Atualmente, o mais comum mesmo é que as pessoas fiquem à vontade. Afinal de contas, o casamento é um evento familiar. A exceção são os parentes mais próximos, avós, por exemplo. É delicado e indicado que para eles haja lugares reservados. Ainda em relação à acomodação dos convidados, o cerimonial deve fazer a triagem dos padrinhos.

Quem são os principais personagens do cortejo?
São os noivos, o casal que sonha com um evento inesquecível; os pais, que nos tempos das famílias dos “meus, seus e nossos”, apresentam algumas situações inusitadas para a organização da boda (tais como a esposa atual não querer permitir que o marido fique ao lado da ex no altar, ou a ex-esposa não querer dá o braço para o ex-marido no cortejo); os padrinhos; familiares, amigos de infância, enfim, pessoas queridas – além das damas e pajens, crianças ou filho de alguém ligado à família.

Em que momento e por onde esses personagens entram na igreja? Qual o acompanhante de cada um?
Inicia-se o cortejo com a entrada do noivo acompanhado da sua mãe, seguido do pai do noivo acompanhado da mãe da noiva. Na seqüência, entram os padrinhos da noiva e do noivo, intercalados. Em seguida entram as daminhas e pajens. Neste momento a porta da igreja deve ser fechada e os últimos retoques no véu e maquiagem da noiva são dados. De buquê na mão, ela entra acompanhada do seu pai, ou na ausência do mesmo, ao lado de um irmão, avô, padrinho, tio, etc.