quinta-feira, 22 de outubro de 2009

COMO MANDA A TRADIÇÃO (CONTINUAÇÃO- 3ª PARTE)

Como o atraso da noiva é visto hoje em dia? Qual o tempo tolerável?
Quanto mais pontual a noiva for, mais chique. Deixar os convidados esperando é uma descortesia porque quem quer assistir à cerimônia, costuma chegar na hora. Também não se pode esquecer que a igreja cobra multa por atrasos.

Como deve ser apresentada a entrada da noiva?
Depende da igreja. Há aquelas que permitem o fechamento de portas. Nesses casos, a noiva desce do carro e o cerimonial faz uma revisão rápida em toda sua imagem - penteado, tiara, batom, vestido, buquê. O tempo é curto porque, quanto maior a demora para entrar, maior é a lacuna no cortejo e maior é a inquietação de todos. Rapidamente, o toque dos clarins ou dos primeiros acordes da Marcha Nupcial é dado e todos se levantam. A música é fundamental. Ela é capaz de fazer a noiva brilhar ainda mais.

Quem pode acompanhar a noiva em sua entrada?
Num casamento tradicional, a noiva entra acompanhada de seu pai. E na falta dele, no caso de falecimento, por exemplo, ela pode entrar com o avô, irmão ou até mesmo sozinha. Às vezes, a noiva escolhe entrar com o próprio noivo. Tudo vai depender do perfil do casal. Por isso, a contratação de uma empresa cerimonial é importante. Os cerimonialistas trabalham baseados em roteiros.

De que lado o pai da noiva deve posicionar no altar? Por quê?
Em um altar, o lado da noiva é o esquerdo e o do noivo é o direito ( no ponto de vista de quem está de frente para o altar). Dessa mesma perspectiva, o pai da noiva ficará do lado esquerdo e a noiva deverá entrar do lado direito para ser recebida com mais facilidade pelo noivo.

E se a noiva for mais próxima do padrasto do que do pai biológico? O que fazer a respeito da entrada?
Nesse caso específico, a noiva poderá conversar com o pai e demonstrar a intenção de ser conduzida até o altar pelo padrasto. Outra possibilidade é entrar acompanhada pelo pai biológico e contar com a presença do padrasto entre os padrinhos. Se nenhuma das opções atenderem o desejo da noiva, ela poderá entrar com os dois.

Qual a disposições dos personagens do cortejo no altar?
O noivo e sua mãe ficam à direita do altar, os padrinhos do noivo também ficam à direita, geralmente, nos primeiros bancos, nos bancos laterais, ou pode-se também, se o padre assim permitir, colocar cadeiras para eles. O pai do noivo e a mãe da noiva ficam à esquerda do altar e os padrinhos da noiva também ficam à esquerda, nos primeiros bancos, nos bancos laterais ou em cadeiras. Todas as mulheres entram à esquerda de seus pares, com exceção da noiva que entra à direita do pai.

E, destacando os protagonistas do cortejo, como os noivos devem se posicionar depois que chegam ao altar?
Depois que a noiva é entregue ao noivo, o pai dela deve sair e trocar de lugar com o pai do noivo, que passa para o lugar do noivo, consertando-se assim os casais de pais. O noivo, enquanto isso, recebe sua noiva, que deverá ficar à sua esquerda. O casal sobe, então, ao altar.