sexta-feira, 16 de outubro de 2009

OS DEZ MANDAMENTOS DAS LISTAS

1- Saiba do que você precisa. Se está saindo direto da casa dos pais para uma nova casa, provavelmente precisa de tudo! Louças, talheres, copos, acessórios para cozinha, banheiro, decoração... Se já moram juntos, ou se um de vocês já tem casa montada, peça o que estiver faltando: objetos de decoração, acessórios, novidades.
Dica: Experimente fazer uma pré-lista com a relação de objetos de que precisam.

2- Não deixe para fazer sua lista na última hora. Reserve um tempo com antecedência para evitar que a correria da proximidade do grande dia interfira na qualidade da escolha dos seus presentes. Conheça as lojas de sua preferência, avalie o atendimento e mix de produtos.
Dica: Quando os convites forem entregues, geralmente um mês antes da cerimônia, as listas de presentes devem estar feitas e devidamente acessíveis aos seus convidados.

3- Atenção para as faixas de preços. Nem todos os convidados têm o mesmo poder aquisitivo. Uma lista muito barata pode ser tão ofensiva quanto uma lista composta somente por produtos caríssimos. Portanto, atenção e bom senso na escolha.
Dica: Peça para a loja lhe mostrar a lista ordenada por faixas de preços, para você ter uma idéia se está equilibrada e fazer alguns ajustes necessários.

4- Uma segunda opinião é fundamental, porque o processo de montagem da lista de presentes não é simples nem rápido – uma quantidade enorme de itens deve ser escolhida de uma só vez. Mas escolha bem sua companhia, alguém que tenha o gosto parecido com o seu e com experiência no assunto, caso contrário, vira um tormento.
Dica: Aproveite a ajuda da profissional da loja; lembre-se que ela tem muita experiência em montagem de listas e foi treinada para tentar lhe ajudar ao máximo.

5- Escolha as lojas certas. Leve em consideração o mix de produtos, o atendimento, os pontos de venda, se possuem venda pela internet e política de trocas.
Dica: Não vá apenas por indicações, reserve um tempo para conhecer as lojas de presentes e preste muita atenção no atendimento.

6- Faça o cálculo: o número de presentes escolhidos deve ter relação direta com o número de convidados. Se seu casamento é pequeno, não adianta colocar listas enormes em muitas lojas – é tempo precioso perdido! Se seu casamento for grande, você pode escolher mais itens e colocar a lista em mais lojas para evitar presentes repetidos e oferecer opções para seus convidados.
Dica: Em média, escolha de dois a três itens para cada convidado.

7- Pense no conforto dos convidados. As lojas escolhidas devem ter acesso fácil e pelo menos mais de um ponto de venda. Hoje em dia, a lista pela internet, com o sistema de e-commerce, facilita muito a vida de seus convidados. Lembre-se: oferecer opção para quem quer presentear é ser elegante.
Dica: Informe os endereços das lojas (físicos e virtuais) para seu cerimonial.

8- noivo também tem direito de escolha. Muitas noivas acham que escolher os presentes é tarefa apenas feminina e acabam escolhendo, sozinhas, os presentes. Não deixe de convidar seu noivo para participar das escolhas. Se ele não tiver mesmo paciência para participar, procure pelo menos escolher coisas que você saiba que ele também vai gostar de receber,
Dica: Os noivos costumam gostar de produtos modernos, eletrônicos, acessórios inusitados, utilitários para cozinha e coisas para o bar.

9- Escolha bem. A escolha bem feita dos produtos evita o incômodo de ter que administrar uma montanha de trocas na volta da lua-de-mel. Você vai ganhar produtos repetidos e produtos não escolhidos por você. A troca é inevitável, mas tente diminuí-la definindo bem seus presentes.
Dica: Não tenha presa e peça a consultora de lista lhe ajudar a experimentar alguns produtos juntos; monte uma mesa com louça, talheres, copos e complementos escolhidos e veja como fica o resultado.

10- Agradeça. Muitas noivas esquecem de agradecer os presentes. Os convidados escolheram tudo com carinho. Retribua a delicadeza com um cartão de obrigada. Evite também a gafe de servir o vinho a seu amigo numa taça comprada por ele e nem ao menos fazer um comentário de agradecimento.
Dica: À medida que for recebendo os presentes, faça uma listinha com os dados, nome, presente e endereço. Assim, depois fica fácil agradecer a todos.